SOBRE
Do the stars gaze back? salienta o facto de, através dos séculos, parte da criação artística se focar no observável, sendo possível destacar um grande número de obras que abordam, direta ou indiretamente, o céu noturno. Embora os objetos celestes nos sejam familiares, os fenómenos associados são complexos. Do the stars gaze back? assume que a arte pode servir como um poderoso apoio na sua compreensão.
Este projeto cria uma ponte entre a arte e a astronomia através de um arquivo de obras com origem na pintura, literatura, música e cinema. Liga estas obras a eventos marcantes na história da astronomia e da exploração do Espaço que ocorreram em dezembro. Como um diário, consiste num arquivo de 31 publicações que abordam cada tópico de forma autónoma.
Um filósofo certa vez perguntou-se, “Seremos humanos porque olhamos para as estrelas, ou olhamos para elas porque somos humanos?” Irrelevante, de facto... “Será que as estrelas nos olham de volta?” Isso sim, é uma pergunta. (Neil Gaiman, Stardust, 1999)