Neste dia, em 1612, Neptuno foi observado pela primeira vez por Galileo Galilei, que o tomou erradamente por uma estrela fixa. Um dos pontos assinalados por Galileo nos seus desenhos de Júpiter datados desse dia corresponde à posição que hoje se sabe ter sido ocupada por Neptuno nessa data. Neptuno, invisível a olho nu, foi descoberto só em 1846 por Johann Gottfried Galle, astrónomo do Observatório de Berlim, com base nos cálculos realizados por Urbain Le Verrier a partir de anomalias na órbita de Urano.
NASA/JPL-Caltech
“In spite of his exhaustion, Chris felt a surge of excitement passing through him. They would be the first human beings to see Neptune closely. Perhaps they would learn the answers to mysteries which had puzzled astronomers since the planet was discovered in 1846.”
Quase Neptuno (1969)
Hugh Walters
"Nearly Neptune" (Quase Neptuno) é um romance de ficção científica do escritor britânico Hugh Walters, publicado em 1969. Dirigido a um público mais jovem, este livro é o 12º da série Chris Godfrey da U.N.E.X.A.. A história segue Chris Godfrey e três colegas astronautas após um incêndio e aparente desmembramento da sua nave espacial quando se aproximavam da órbita de Neptuno.
Este site utiliza cookies apenas para fins estatísticos. Ao continuar a navegar no site concorda com a sua utilização. Consulte o seu navegador de web se pretender bloquear a utilização de cookies.